O pacote febr para R foi criado para facilitar o acesso aos conjuntos de dados publicados no Repositório de Dados do Solo Brasileiro.

Instalação

A última versão estável do pacote febr geralmente pode ser descarregada do Comprehensive R Archive Network (CRAN).

Se a instalação a partir do CRAN falhar, você pode instalar a versão de desenvolvimento do pacote febr disponível no GitHub usando o pacote remotes. Se você estiver usando uma máquina Windows, contudo, você terá que instalar o Rtools primeiro.

Utilização básica

A principal função de descarregamento de dados do pacote febr chama-se readFEBR. Ela aceita dois argumentos: data.set, o código de identificação do conjunto de dados no FEBR, e data.table, o nome de uma ou mais tabelas de dados contidas no conjunto de dados escolhido—as opções são "identificacao", "versionamento", "metadado", "observacao", and "camada". Veja alguns exemplos a seguir:

O objeto retornado é uma lista de conjuntos de dados, os quais são listas com suas próprias tabelas de dados. Para processar esses dados, você pode usar funções como lapply.

Quero colaborar

Nós usamos o modelo de desenvolvimento colaborativo fork & pull. Isso significa que você tem liberdade para fazer um cópia paralela – fork – do código fonte e fazer as alterações que julgar necessárias. Isso tudo sem que seja necessário pedir qualquer autorização para a gente. Caso as alterações que você realizou na sua cópia pessoal do código fonte sejam interessantes e você tenha interesse em compartilhar as mesmas conosco, então basta solicitar que sejam puxadas – pull request – para o código fonte original. Depois de uma revisão das alterações, nós decidiremos se elas podem ser fundidas – merge – com o código fonte original.