Curadoria de Dados no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos Do Solo

Resumo

Este artigo apresenta sugestões e soluções para a curadoria de dados no Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (FEBR), com destaque para a melhoria da qualidade da descrição dos métodos de análise de solo. Os métodos e procedimentos de curadoria adotados tiveram o intuito de melhorar a consistência documental e a qualidade dos dados. O resgate de informações dos métodos de análise química e física do solo teve prioridade e as devidas informações coletadas foram anexadas às tabelas. Para a maioria dos conjuntos de dados, essas informações foram obtidas diretamente da seção ‘Material e Métodos’ dos trabalhos originais de levantamento de solos publicados pela Embrapa Solos. Em geral, foram observadas inúmeras inconsistências nos conjuntos de dados. Dentre as principais estão a ausência de descrição dos métodos analíticos no trabalho original, falta de dados, parcialmente completos ou até mesmo esquecimento por parte dos autores são frequentes. Uma estratégia que se mostrou importante foi contatar pesquisadores da área para sanar dúvidas, especialmente no caso de conjuntos de dados com mais de 40 anos desde sua publicação. O artigo também faz o levantamento do padrão de descrição de métodos analíticos em trabalhos que se basearam na edição de 1979 do Manual de Métodos de Análise de Solo da Embrapa. Em geral, a curadoria dos dados mostrou alguns pontos que são necessários para a melhoria documental de futuros projetos. É necessária apresentação dos métodos com mais cautela e completude. Essa apresentação dos métodos é imprescindível desde a captação desses dados para um repositório quanto para um pesquisador que terá como base esse projeto que já fora realizado.

Maiores informações estão disponíveis no relatório de atividades do primeiro autor do trabalho.

Agradecimentos

Este trabalho foi financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná na forma de bolsa de iniciação científica (Edital UTFPR/PROPPG – 02/2019). Os autores são gratos à Marcos Alexandre dos Anjos (UTFPR), Maiara Pusch (UNICAMP) e Taciara Horst-Heinen (UFSM) pelos comentários em uma versão preliminar do artigo. Os autores também são gratos à Luciana Sampaio (Embrapa Solos), João Herbert (Embrapa Milho e Sorgo), Wenceslau Geraldes Teixeira (Embrapa Solos), pelas informações prestadas sobre os conjuntos de dados.

Gabriel Panca Santos
Gabriel Panca Santos
Bolsista de Iniciação Científica
Alessandro Samuel-Rosa
Alessandro Samuel-Rosa
Professor Adjunto

Meus interesses de pesquisa incluem otimização amostral, geoestatística e aprendizado de máquina, e dados abertos do solo.

comments powered by Disqus

Relacionados