Como Escrever um Resumo para Evento Científico

Escrever bem é uma habilidade que se aprende… escrevendo

A comunicação é uma das partes mais importantes da atividade científica. Dentre as formas de comunicação científica, a escrita sempre foi e continua sendo a principal. E tudo começa com a redação de resumos para apresentação em eventos científicos. É nesses eventos que estudante de iniciação científica (IC) desenvolvem as habilidades necessárias para escrever bem.

Uma etapa crucial de qualquer evento científico é a avaliação preliminar dos trabalhos submetidos. Ao longo dos anos, verifiquei que muitos equívocos se repetem nos trabalhos ano após ano. São deslizes na organização dos resumos, no estilo de escrita, na apresentação dos resultados etc. Isso acaba desviando o olhar do avaliador dos aspectos científicos mais importantes de um trabalho.

Nesta página estão reunidas recomendações para escrever bons resumos para eventos científicos. O objetivo é ajudar estudantes de IC a evitar equívocos na preparação de seus textos. Com textos melhor escritos e organizados, aumentamos as chances de avançar cientificamente. E isso é o que mais queremos!

Escrever bem é uma habilidade que se aprende… escrevendo

Autoria

Um trabalho de iniciação científica com mais de três autores sempre levanta suspeitas!

Será que essas pessoas realmente trabalharam? Ou esse povo todo está pegando uma carona aqui!? O que esse grupo de pesquisa está fazendo é uma vergonha!

Ao definir a autoria de seu resumo, tenha em mente o que significa ser autor de um trabalho científico. Todos os autores de um trabalho devem ser capazes de responde por ele em sua totalidade. Eles devem ser capazes de explicar praticamente todas as etapas do trabalho quando questionados.

Muitas pessoas costumam auxiliar na realização de um trabalhos científico. Contudo, porque participaram de uma pequena etapa, são incapazes de responder pelo trabalho sozinhas. Quando isso acontece, mencione essas pessoa nos agradecimentos de seu resumo.

O que é afiliação?

A maioria dos estudantes conhecem o termo afiliação na universidade.

afiliação

A afiliação nada mais é do que o nome de sua universidade. A afiliação também inclui o nome do curso de graduação no qual você está matriculado. Adicionar essa informação num trabalho científico permite ao leitor conhecer você melhor.

Toda universidade oferece algum serviço de contato via correio eletrônico. (Correio eletrônico, caso você não saiba, é o famoso e-mail.) Junto de sua afiliação, sempre disponibilize seu endereço de e-mail institucional. Evite endereços de e-mail pessoais: num trabalho científico, você carrega mais do que seu nome. Você carrega o nome da universidade e de todas as pessoas afiliadas a ela!

O resumo curto

O título de seu trabalho científico é a primeira coisa com que um leitor possui contato. A segunda é o resumo curto!

Quando escrever um resumo curto, tenha em mente o evento em que seu trabalho será publicado. Muitos trabalhos de iniciação científica são publicados em eventos institucionais multidisciplinares. Para esses eventos, você deve preparar um resumo palatavel para as pessoas leigas no seu tema de pesquisa. Muitas dessas pessoas podem ser estudantes de outros cursos. Mas também podem ser estudantes dos períodos iniciais do seu próprio curso.

Um dos objetivos de apresentar seu trabalho num evento científico é interagir com outras pessoas. É pela leitura do resumo curto que as pessoas vão decidir se vale ou não à pena interagir com você. Não deixe que seu resumo faça elas tomarem a decisão errada. Evite usar muitos termos especializados, nomes científicos, siglas e detalhes experimentais. Seja suave:

  • dê algum contexto social, econômico, ambiental;
  • apresente o problema de pesquisa;
  • descreva como tentou resolvê-lo;
  • ofereça alguma resposta provisória que tenha encontrado.

A introdução

  • Evite introdução longa, superficial e demasiado teórica
  • Tente organizar a introdução em três parágrafos:
    • no primeiro, apresente o tema geral;
    • no segundo, apresente o problema;
    • no terceiro, apresente a solução que você quer testar para o problema.
  • Use poucas referências: mostre que você sabe do que está falando

Material e métodos

  • Sempre insira figuras dos organismos que está estudando, dos sistemas de manejo, uma mapa da área de estudo.
    • Tenha sempre em mente que os leitores não conhecem seu estudo.

Resultados

  • Nos resultados dos testes estatísticos, sempre apresente o valor P.
    • Alguns leitores podem preferir usar níveis de significância diferente daquele que você usou e, assim, podem chegar a resultados distintos.
    • Não podemos “roubar” essa oportunidade dos nossos leitores.

Conclusão

  • Sua conclusão não deve ser uma repetição dos resultados.
  • Na conclusão você deve nos dizer se vale a pena ou não usar as estratégias que você testou.
  • O que você recomenda, a partir dos seus resultados, para as pessoas.
Alessandro Samuel-Rosa
Alessandro Samuel-Rosa
Professor Adjunto
comments powered by Disqus

Relacionados