Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo

Retornar à casa do projeto

Perguntas mais frequentes

É possível descarregar todos os conjuntos de dados de uma só vez?

Sim, isso é possível! Acesse o endereço https://cloud.utfpr.edu.br/index.php/s/Df6dhfzYJ1DDeso/download para descarregar um arquivo ZIP contendo todos os arquivos de todos os conjuntos de dados publicados no FEBR.

Quantos perfis de Latossolo e Argissolo estão disponíveis?

Não sabemos! Esse é um dado bastante difícil de obter. Os conjuntos de dados publicados no FEBR cobrem um período de tempo muitíssimo grande. Alguns foram produzidos na primeira metade do século XX. Para os conjuntos de dados produzidos antes de 1999, quando a classificação taxonômica está disponível, a nomenclatura utilizada é completamente diferente daquela usada no século XXI. Além disso, como o SiBCS já passou por muitas edições, um perfil classificado como Argissolo em 1999 não necessariamente será um Argissolo em 2020.

Posso depositar dados que não sejam de perfis de solo?

Sim, você pode! O FEBR é um repositório de dados da pesquisa em ciência do solo. Isso significa que você pode depositar conjuntos de dados que contenham quaisquer propriedades solo. Por exemplo, você pode depositar conjuntos de dados que contêm resultados de análise granulométrica, do conteúdo de nutrientes, retenção de água, respiração microbiana, diversidade da fauna, sequências de DNA e RNA, difratogramas de raios X, espectros Vis-NIR, MIR, NMR, FTIR, entre outros. Os dados podem ter sido gerados das mais variadas maneiras, tanto no campo, como em laboratório. O mais importante é que o conjunto de dados seja documentado o suficiente para permitir o reúso por terceiros.