Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo

Retornar à casa do projeto

Contribuir no desenvolvimento do repositório

O FEBR é resultado de contribuições de dezenas de pessoas. Existem muitas maneiras de participar do projeto e contribuir no seu desenvolvimento. Participe agora mesmo deste projeto que está mudando a maneira de fazer ciência do solo no Brasil.

Resgate de dados legados

A ciência do solo brasileira produziu um volume muito grande de dados desde o início dos anos 1900. Esses dados foram esquecidos por muito tempo. Muitos deles estão sob risco de serem perdidos para sempre. O FEBR atua para resgatar e dar vida nova a esses dados!

Acessar diretório de conjuntos de dados do solo para resgate

O resgate de dados do solo inicia pela conversão dos documentos físicos (papel) para o formato digital (PDF). Em seguida, é preciso realizar o reconhecimento ótico dos caracteres (OCR). Isso pode ser feito utilizando softwares gratuitos como o PDF-XChange Editor.

O segundo passo consiste em transferir os dados contidos no documento para uma planilha eletrônica. Para documentos mais antigos, essa transferência geralmente precisa ser realizada manualmente. Já para documentos mais recentes, podem ser utilizados softwares livres e de código aberto como o Tabula.

O terceiro e último passo do resgate de dados do solo é o seu depósito no FEBR. Para isso, a planilha eletrônica precisa estar formatada de modo a atender aos padrões do repositório. Além disso, é preciso ter a autorização das pessoas ou instituições responsáveis pela geração dos dados. São elas que definem a licença sob a qual o conjunto de dado será depositado.

Curadoria de dados publicados

Revisão de conjuntos de dados publicados no FEBR, inserindo dados e informações faltantes sobre identificação do conjunto de dados, métodos de análise empregados, digitalização de dados, estimativa de coordenadas geográficas, entre outros.

Dicionário de dados do solo

Desenvolvimento e consolidação de sistema de descrição de métodos de análise de solo (morfológica, química, física, entre outras) e identificação de variáveis do solo para fins de harmonização de dados de diferentes conjuntos de dados.

A definição das regras de armazenamento, padronização e harmonização de dados do solo no FEBR é um processo contínuo.


Não encontrou o que precisava? Consulte as perguntas mais frequentes!