Quero Fazer Mestrado em 2021

A partir de 2021, você tem duas opções para fazer mestrado no Laboratório de Pedometria. Temos vagas nas áreas de agroecossistemas (ciências agrárias) e tecnologias computacionais para o agronegócio (interdisciplinar).

PPG em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio

Inscrições: 05/10/2020 à 31/01/2021
Vagas: 01 (uma)
Critérios de seleção: currículo Lattes (50%) e projeto de pesquisa (50%)
Linha de pesquisa: Tecnologias computacionais aplicadas à produção agrícola
Público alvo: bacharéis em ciência da computação, engenharia agrícola, agronomia e similares

O PPGTCA forma profissionais capazes de atuar na área de inovação de técnicas e produtos para o aumento da produtividade agrícola e agroindustrial em equilíbrio com o ambiente. As pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Pedometria envolvem a aplicação de métodos como (geo)estatística, inteligência computacional, mineração de dados e processamento de imagens, especialmente no contexto geoespacial dos ambientes agrícolas. Também são projetados e desenvolvidos equipamentos e softwares com o objetivo de melhorar a segurança, diminuir o esforço humano e otimizar e/ou automatizar os processos de produção agrícola.

Mais informações em https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-tca/editais/edital-selecao-2021

PPG em Agroecossistemas

Inscrições: 20/10/2020 à 13/11/2020
Vagas: 01 (uma)
Critérios de seleção: currículo Lattes (40%), rendimento acadêmico (20%) e projeto de pesquisa (40%)
Linha de pesquisa: Sistemas integrados de produção e solos
Público alvo: bacharéis em agronomia, engenharia florestal, engenharia agrícola e similares

O PPGSIS forma profissionais capazes de atuar na área de processos de produção em agroecossistemas com foco no desenvolvimento regional sustentável. As pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Pedometria envolvem a aplicação de métodos como (geo)estatística, inteligência computacional, mineração de dados e processamento de imagens, especialmente no contexto geoespacial dos agroecossistemas. Também são desenvolvidas soluções tecnológicas com o objetivo de facilitar o acesso da sociedade aos dados e informações sobre os recursos do solo.

Mais informações em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/destaques/inscricao-e-selecao-para-o-programa-de-pos-graduacao-em-agroecossistemas

Sobre o projeto de pesquisa

A apresentação do projeto de pesquisa é um dos requisitos do processo seletivo. Com ele, verificamos seu conhecimento sobre a área de concentração do PPG e linha de pesquisa em que o Laboratório de Pedometria atua. Também é através dele que avaliamos seu nível de compreensão do método científico e propósito de um curso de mestrado. Você precisa deixar evidente qual é o problema a ser enfrentado e apresentar uma solução provisória que possa ser avaliada ao longo de um período de dois anos. Mas tenha em mente que, uma vez aprovada a candidatura ao mestrado, o projeto apresentado no processo seletivo não necessariamente será aquele desenvolvido. Isso dependerá de uma série de fatores a serem discutidos mais tarde junto do PPG e do Laboratório de Pedometria.

Alessandro Samuel-Rosa
Alessandro Samuel-Rosa
Professor Adjunto

Relacionados