Mensagem de Boas Vindas

Seja bem vindo ao blog que construí para compartilhar minhas experiências e conhecimentos com estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da Ciência do Solo dos países de língua portuguesa, sobretudo o Brasil. Os tópicos que aqui discuto pertencem à área da pedologia quantitativa, mais conhecida como Pedometria.

Meu foco no Brasil se deve ao fato de que a popularização do uso de métodos matemáticos e estatísticos para o estudo da distribuição e gênese do solo é bastante recente no país. O número de pesquisadores brasileiros atuando nessa área também é pequeno se comparado às condições europeias e norte-americanas. Poucos são os programas de pós-graduação brasileiros que possuem em seu corpo docente pesquisadores dedicados à Pedometria. Raros são os periódicos científicos brasileiros com editores especialistas na área. Ao mesmo tempo, cresce a necessidade por profissionais devidamente capacitados para o uso de métodos matemáticos e estatísticos para a modelagem quantitativa do solo. Além de ajudar a avançar a pesquisa em Pedometria, meu objetivo com este blog é contribuir para a formação de tais profissionais.

Destaco que os conhecimentos e opiniões que aqui compartilho não pretendem esgotar quaisquer discussões acerca da modelagem quantitativa do solo. Pelo contrário, eles constituem uma simples introdução ou suplemento a trabalhos publicados, muitos deles há mais de décadas. Muito daquilo que apresento é composto por minhas reflexões e interpretações acerca de tais trabalhos. Isso significa que o leitor é expressamente encorajado a sempre procurar pelos materiais originais de onde quaisquer informações tenham sido obtidas, evitando citar este blog como referência bibliográfica principal em seus trabalhos. Em outras palavras, este blog não foi criado com o objetivo de constituir uma fonte de conhecimento final, mas sim uma ponte entre aqueles que buscam conhecimento a cerca da Pedometria e aquilo que foi construído ao longo dos anos passados. Espero que esse objetivo seja alcançado e, assim, este blog contribua para o avanço qualitativo da prática científica nesta área da ciência do solo.

Alessandro Samuel-Rosa
Alessandro Samuel-Rosa
Professor Adjunto

Relacionados