III Workshop Solos e Informação de Solos no Brasil

O III Workshop Solos e Informação de Solos no Brasil, uma atividade vinculada ao projeto MapBiomas Solo (Chamadas CNPq Universal 2023 e ApProjInter 2024), ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2026 na UTFPR Dois Vizinhos.

O objetivo do III Workshop é promover aprendizado, intercâmbio e capacitação técnica na área de ciência do solo, preparando a base para a produção da Coleção 4 do MapBiomas Solo. A programação inclui uma oficina da iniciativa MapBiomas Solo dedicada a métodos e processos para a produção de dados espaciais e temporais sobre solos, além da apresentação e discussão do repositório SoilData para gestão e abertura de dados de solo.

Serão também realizados exercícios práticos de mapeamento digital usando Google Earth Engine, com foco em fluxos de trabalho replicáveis, e palestras abertas ao público sobre conservação e manejo sustentável do solo, em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril), no contexto da emergência climática.

Público-alvo

As sessões abertas do III Workshop são direcionadas a estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e laboratoristas, docentes e pesquisadores, visitantes e colaboradores temporários de instituições de ensino, pesquisa e extensão. O evento também acolhe agricultores da região, tomadores de decisão, representantes do poder municipal, profissionais da assistência técnica e extensão rural, prestadores de serviços, setor financeiro e toda pessoa interessada no manejo e conservação do solo e no uso de dados e informações de solos.

As sessões fechadas do III Workshop visam reunir os integrantes do Laboratório de Pedometria da UTFPR, membros da iniciativa MapBiomas Solo e pesquisadores convidados para atividades e discussões técnicas específicas.

Agenda

07/04 — terça-feira (aberta)

  • 14:40–17:00 — Lab 2Prog
    • Workshop: Introdução ao Google Earth Engine (Mariana Dias, GDE Earth Engine)
  • 18:00 — Auditório Douglas Sampaio
    • Abertura do III Workshop: Clima, emergência climática e impactos na erosão do solo (Taciara Zborowski Horst–UTFPR e Alessandro Samuel-Rosa–UTFPR)
    • Painel de abertura: Prof. Dr. Frederico (UTFPR Dois Vizinhos)
    • Palestras principais: Profa. Dra. Leila Limberger (Unioeste); Prof. Dr. Anderson (UTFPR Santa Helena)
    • Moderador: Frederico (UTFPR Dois Vizinhos)

08/04 — quarta-feira (fechada)

Local: Sala de Reuniões do G10

  • 08:30–09:30
    • Recepção aos participantes
  • 09:30–09:45
    • Abertura e apresentação geral do projeto CNPq Universal 2023 e ApProjInter 2024 (Taciara Zborowski Horst–UTFPR e Alessandro Samuel-Rosa–UTFPR)
  • 09:45–10:45
    • Avaliação e comparação dos mapas de carbono e granulometria entre diferentes iniciativas e coleções (Erli Pinto dos Santos–UFRRJ)
  • 10:45–12:00
    • MapBiomas Solo: Apresentação de estatísticas de área e cruzamentos ambientais para identificação de problemas na modelagem do carbono e granulometria
  • 14:00–17:30
    • Representação de variáveis climáticas nos modelos de carbono (Fabrício Oliveira–UTFPR)
    • Avaliação da correlação/associação entre carbono do solo e variáveis meteorológicas (Erli Pinto dos Santos–UFRRJ)
    • Avaliação da correlação/associação entre carbono do solo e classes climáticas (Fabrício Oliveira e Lisiane Sobucki–UTFPR).
    • Mãos na massa: o desafio de produzir dados meteorológicos e climáticos para modelagem na resolução de 30 m (Mariana Dias–GDE Earth Engine)
  • 20:00 — Confraternização

09/04 — quinta-feira (fechada)

Local: Sala de Reuniões do G10

  • 09:00–12:00
    • Critérios e procedimentos de filtragem de amostras para modelagem adotados na Coleção 3 (Taciara Zborowski Horst–UTFPR)
    • Estatísticas de desempenho preditivo da modelagem do carbono e granulometria (Alessandro Samuel-Rosa–UTFPR)
    • Validação da tendência temporal dos estoques de carbono da Amazônia (Delara Cassamo–UTFPR)
    • Discussão: priorização do esforço do Repositório SoilData no processamento de dados pontuais e/ou resgate
  • 14:00–14:30
    • Critérios e procedimentos de seleção de covariáveis para modelagem adotados na Coleção 3 (Taciara Zborowski Horst–UTFPR)
  • 14:30–15:30
    • Representação de dados históricos de uso e cobertura da terra na modelagem do carbono (Wallace Vieira–IPAM e Marcos Cardoso–UFG)
  • 15:30–18:00
    • Representação de dados históricos de manejo do solo na modelagem do carbono (Ana Pretto–UFG, Marcos Cardoso–UFG e Alessandro Samuel-Rosa–UTFPR)
  • 18:00–18:30
    • Direcionamento do esforço do Repositório SoilData no processamento de dados pontuais e/ou resgate
  • 18:30 — Encerramento e tarefas para casa

Inscrições

Informações sobre inscrição serão divulgadas em breve. Para dúvidas e contato com a organização, enviar e‑mail para: alessandrorosa ou taciaraz em @utfpr.edu.br.

Alessandro Samuel-Rosa
Alessandro Samuel-Rosa
Professor Adjunto

Relacionados