ExpoUT 2018

A ExpoUT 2018 foi um sucesso. Contamos com a presença de mais de duzentos alunos das escolas de Santa Helena participando de um circuito, montado por professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde conheciam um pouco de cada curso. E a equipe do FEBR estava presente em um dos laboratórios para apresentar um pouco do repositório e sua importância.

O espaço do laboratório de geologia foi destinado à exposição de rochas e tipos de solos do Paraná e de outras regiões do Brasil, coordenada pelo professor Dr. Anderson Sandro da Rocha, e também para uma demonstração do FEBR, coordenada pelo professor Dr. Alessandro Samuel-Rosa.

Figura 1. Equipe do FEBR apresentando para os alunos do ensino médio na ExpoUT. Figura 1. Equipe do FEBR apresentando para os alunos do ensino médio na ExpoUT

Os representantes do FEBR introduziram os alunos ao repositório, mostrando algumas de suas funções, explicando quais os objetivos que se buscava alcançar e a relevância do mesmo para a pesquisa e exploração dos solos brasileiros. Foi projetada a visualização do mapa dinâmico mostrando a distribuição espacial dos dados abertos do solo que estão disponíveis no site e em sua maioria disponibilizadas pela Embrapa. Enfatizamos a região de Santa Helena, com o objetivo de atrair a atenção dos alunos.

Para finalizar a apresentação, mostramos o mapa com a concentração de carbono no solo da LandGis, enfatizando o Brasil. A partir da informação que os alunos obtiveram das amostras de rocha que foram apresentadas anteriormente, os representantes do FEBR fizeram a correlação dos dados apresentados no mapa com o seu material de origem. Como exemplo, mostramos a região do refúgio biológico de Santa Helena, onde era possível visualizar uma grande presença de carbono devido ao acúmulo de matéria orgânica.

Maria Eduarda Vilas Boas Alves
Maria Eduarda Vilas Boas Alves
Iniciante à Ciência
Matheus Ferreira Ramos
Matheus Ferreira Ramos
Iniciante à Ciência
Mikael Pereira Messias
Mikael Pereira Messias
Iniciante à Ciência

Relacionados