Como Escrever um Resumo para Evento Científico

Escrever bem é uma habilidade que se aprende… escrevendo

A comunicação é uma das partes mais importantes da atividade científica. Dentre as formas de comunicação científica, a escrita foi, continua sendo e sempre será a principal delas. E tudo começa com a redação de resumos para apresentação em eventos científicos. É nesses eventos que estudantes de iniciação científica (IC) desenvolvem as habilidades necessárias para escrever bem.

Uma etapa crucial de qualquer evento científico é a avaliação preliminar dos trabalhos submetidos. Ao longo dos anos, verifiquei que muitos equívocos se repetem nos trabalhos ano após ano. São deslizes na organização dos resumos, no estilo de escrita, na apresentação dos resultados etc. Isso acaba desviando o olhar do avaliador dos aspectos científicos mais importantes de um trabalho.

Nesta página, até abril de 2022, eu reuni recomendações para escrever bons resumos para eventos científicos. O objetivo era ajudar estudantes de IC a evitar equívocos na preparação de seus textos. Com textos melhor escritos e organizados, aumentamos as chances de avançar cientificamente. E isso é o que mais queremos!

O conteúdo que eu reuni nesta página fez tanto sucesso que eu decidi iniciar um livro digital sobre como escrever textos científicos. O livro está disponível inteiramente grátis no endereço www.pedometria.org/livros/como-escrever-um-texto-cientifico/. Espero que você goste!

Alessandro Samuel-Rosa
Alessandro Samuel-Rosa
Professor Adjunto

Relacionados